terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Brasileiros barrados na Espanha - um show de truculência.

Embora o governo brasileiro afirme que houve redução no número de brasileiros barrados nos aeroportos da Espanha, a imprensa continua divulgando casos e mais casos de constrangimentos patrocinados pela alfândega espanhola.

Por questões de soberania, qualquer país tem o direito de rejeitar estrangeiros que não estejam de acordo com as leis de imigração, o problema são os excessos. Naquele país, os brasileiros são tratados preconceituosamente - como cidadãos de segunda classe. Não são poucos os abusos praticados pelos alfandegários nos aeroportos espanhóis, de acordo com o que é apresentado na imprensa, as vítimas são, muitas vezes, estudantes em intercâmbio, profissionais que estão indo a trabalho legalizado, pessoas que estão fazendo uma simples escala e até mesmo turistas sem nenhum perfil de imigrante ilegal, todos, indiscriminadamente, colocados na vala comum dos ilegais. Junte-se a isso a truculência, os maus tratos e as humilhações que nossos patrícios são expostos.

O Governo Brasileiro há algum tempo ensaiou uma retaliação, a exemplo do turista espanhol recambiado em Fortaleza. Naquele episódio, considero que houve exagero e até mesmo descortesia do policial brasileiro, no entanto, medidas diplomáticas urgentes devem ser tomadas por parte do Itamaraty, não dá para aceitar nossos conterrâneos serem humilhados sem que nada se faça.

A verdade é que ao Brasil interessa economicamente a vinda de espanhóis e seus euros, em contrapartida, o mesmo não ocorre em uma Espanha em crise econômica e escassez de empregos, nesse cenário, portanto, o governo brasileiro pensa duas vezes antes de retaliar.

Prefiro não ficar com fama de cururu (tipo de sapo que, por mais que se coloque para fora de casa, retorna). No tempo em que os Estados Unidos tratavam mal os brasileiros com o argumento de se proteger do terrorismo, desisti de viajar àquele país a turismo. O mesmo deveria ser feito por todos os brasileiros em relação à Espanha, a palavra certa nesse momento é boicote.

Não vou aonde não sou bem-vindo, eles que fiquem com a sua truculência e falta de respeito.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário