domingo, 15 de fevereiro de 2009

Futebol - Celeiro de Nomes Exóticos

Ontem, reservei a tarde para assistir ao jogo Ceará e Fortaleza, pelo quadrangular decisivo do primeiro turno. Além da alegria de ver meu time ganhar, uma coisa me chamou a atenção: o velho costume, no futebol, de se colocar nome e apelidos exóticos em jogadores. No jogo de ontem, por exemplo, apareceu um jogador chamado Alex Gaibu. O fato me remeteu a escalação do Guarany de Sobral, cidade localizada na região norte do Ceará, o time, na década de 80, bateu recorde em nomes estranhos. Na sua escalação a equipe contava com os seguintes jogadores: Barrote, Tangerina, Teço-Teco, Feveu, Chiquinho do Araras, Badu, Nanan e Birungueta.

Ainda sobre nomes estranhos - não sei se é folclore - mas conta-se que certa vez apareceu um jogador em um determinado time, cujo nome era Diran, intrigado pelo nome incomum, o repórter perguntou se o jogador era descendente de francês, constrangido, o atleta respondeu que não, na verdade seu nome era outro; Diran era apelido, derivava de C... de Rã, que por motivos óbvios, os locutores passaram a chamar, carinhosamente, por DIRAN, com direito a biquinho e tudo.

O livro, Presepadas no Mundo da Bola, do radialista Alberto Damasceno, elenca uma seleção com 40 jogadores de nomes mais estranhos que já passaram pelo futebol cearense, dentre eles se destacam: Agoniado, Amarrado, Buliçoso, Cabeça de Pau, Cachacinha, Canivete, Caraolho, Coloral, Cu de Rã, Cuspida, Esmagado, Espanador de Lua, Esqueleto, Faca Cega, Filé de Jia, Horroroso, Invocado, Já Morreu, Macaúba, Mufumbo, Na Mosca, Nêgo Sibite, Ninguém, Nó Cego, Nojento, Oião, Olho de Bila, Pé de Pato, Pombão, Pombinha, Pimba-dágua, Puxa Faca, Rolinha, Satanás, Sem Dó, Tenebroso, Três Orelhas, Ventola, Verdureiro e Zé Bosta.

Quanto ao nome Gaibu, não tem nada de estranho, trata-se do topônimo do tupi, derivado de Aybu (Vale do Olho D’água), uma bela praia, localizada em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário