quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Roberto Silva - O Principe Rei do Samba.

Roberto Napoleão Silva, o nosso Roberto Silva, continua impagável nos palcos do Brasil, o cantor nascido em 09 de abril de 1920, irá completar 89 anos e pela disposição no palco aparenta ser um menino. A respeito deste vigor, o cantor declarou: “Quando entro no palco não sei se tenho 26 ou a minha idade real”. Aos 12 anos começou a trabalhar numa marmoraria, depois aprendeu e exerceu outras profissões, como lustrador de móveis e mecânico. Em 1936, foi trabalhar no Departamento de Correios e Telégrafos.

Sambista de estilo sincopado, elegante, tanto no modo de vestir quanto no cantar, recebeu influências de Orlando Silva e Sílvio Caldas. Começou a carreira em dois de janeiro de 1938 - são 71 anos de uma trajetória respeitada - 350 discos bolachas de 78 rotações, 38 long plays - onde se destaca a série - “Descendo O Morro”- além de diversos relançamentos em Cd’s´. Em 1997 saiu a coletânea "Roberto Silva Canta Orlando Silva", extraída de seus vários LP´s na Copacabana.

Roberto participou da Série de CD´s “Casa do Samba” onde, para o nosso deleite, cantou, “Escurinho”, com Fernanda Abreu (1997) e “Juracy”, com Caetano Veloso (2000), já no CD/DVD, Cidade do Samba (2007), cantou magistralmente com a ótima Roberta Sá, o Samba "Falsa Baiana”.

Na década de 1940, Paulo Gracindo o chamou para integrar do elenco da Rádio Tupi, Roberto informou, ao contrário do que dizem, não foi nesta época que recebeu o famoso título de “Príncipe do Samba", a homenagem foi prestada por volta de 1960, pelo menos foi o que declarou ao Blog nacaocultural.blogspot.com: “foi em 1960, mais o menos, nessa época eu trabalhava na Rádio Tupi, e tinha o Carlos Frias, que era um dos maiores apresentadores da nossa musica popular brasileira. Ele trabalhava nesse tempo na Rádio Tupi, e nós ficávamos no corredor esperando a vez de se apresentar e quando chegou minha vez de entrar, eu tive aquela surpresa: “Agora com vocês o Príncipe do Samba ROBERTO SILVA”, disse ele. E aí pegou”.

Gravou músicas de compositores consagrados na história como: Wilson Batista, Joubert de Carvalho, Lupicínio Rodrigues, Nelson Cavaquinho, Haroldo Lobo, Herivelto Martins, Miguel Gustavo, Altamiro Carrilho, dentre outros. Botafoguense, brindou os flamenguistas gravando “samba rubro-negro” de Wilson Batista e Jorge de Castro, posteriormente regravado por João Nogueira, até o nosso Abelardo Barbosa, o famoso Chacrinha, foi gravado por Roberto, trata-se do Samba “Ela não tem razão", parceria do velho guerreiro com José Gonçalves, o Zé da Zilda.

Por estas e outras o sambista é reverenciado por muita gente boa: João Gilberto, Zeca Pagodinho, Cristina Buarque, Roberta Sá, Paulinho da Viola e sua querida amiga, Dóris Monteiro, estão no rol dos seus fãs.

Roberto não é príncipe, é rei, rei do samba, não é a toa que Caetano Veloso se rendeu ao mestre e no Cd "Casa do Samba", de 2000, depois da maravilhosa interpretação do samba "Juraci" (Antonio de Sousa e Ciro de Sousa), exclamou: “cantar com Roberto Silva é inacreditável”.

O vídeo apresenta o cantor em um show de 2007 no Sesc ,em São Paulo, cantando um clássico do Samba “Se acaso você Chegasse, composta em 1936 por Felisberto Martins e Lupicínio Rodrigues.

Agora com vocês o Príncipe (Rei) do Samba - Roberto Silva



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário