quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Herivelto Martins, Dalva de Oliveira e Grande Otelo – Curiosidades da MPB.

Na minissérie “Dalva e Herivelto – Uma canção de amor”, um grande personagem deste período conhecido como “Era de ouro do rádio”, aparece tentando compor os primeiros versos para uma música que se tornaria um dos maiores sucessos da música brasileira.

Trata-se de Sebastião Bernardes de Souza Prata, o “Grande Otelo”, o responsável pela ideia da criação da música “Praça Onze”, no início dos anos 40. O samba é um lamento pela destruição da famosa praça para abertura da Avenida Presidente Vargas.

De acordo com relato do próprio Otelo, ele havia escrito os primeiros versos da música e pediu a vários compositores famosos para elaborarem a melodia: Wilson Batista, Ataulfo Alves, Kid Pepe e vários outros, não se interessaram pela parceria. Herivelto Martins também não gostou dos versos do protagonista de Macunaíma, não era para menos, Grande Otelo imaginou a música da seguinte forma:

"Meu povo, este ano a escola não sai.
Vou lhes dar explicações: não temos mais a Praça Onze para as nossas evoluções.
Ali, onde a cabrocha mostrava o seu requebrado,
um grande homem no bronze será por todos lembrado"

Após muita insistência, Herivelto resolveu refazer a letra da música, abrindo mão da versão do pequeno grande ator, mantendo, no entanto, a parceria na autoria da música.

Outra curiosidade da música: parte dela foi criada na travessia de lancha da Baia da Guanabara, trajeto obrigatório para as apresentações do Cassino da Urca e de Icaraí, em Niterói, onde Otelo, Herivelto e Dalva de Oliveira se apresentavam.

O Samba foi gravado pelo trio de Ouro, composto por Herivelto Martins, Dalva de Oliveira e Nilo Chagas, em 1941.

No primeiro vídeo uma apresentação de Praça Onze, no segundo um depoimento de Grande Otelo sobre a amiga Dalva de Oliveira.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário